Para muitos, o hexacampeonato brasileiro do Corinthians é apenas uma questão de tempo. Para a matemática, porém, ainda são necessários dois pontos nos quatros jogos restantes. Se a conta é pouco provável, o técnico Tite sabe bem o que é passar um jejum do tipo no comando alvinegro.
O exemplo negativo vem justamente de um dos momentos mais delicados que o treinador já enfrentou em suas passagens pelo clube. No Brasileiro de 2013, só conseguiu um ponto entre a 20ª e a 24ª quarta rodada, com derrotas para Goiás, Ponte Preta e Portuguesa e um empate com o Cruzeiro.
O revés que completou a sequência foi especialmente traumático: goleada diante da Portuguesa, por 4 a 0, em Cuiabá. A derrota vexatória fez com que Tite pedisse demissão, o que não foi aceito pela direção. O elenco também se manifestou, pedindo para que o técnico revisse sua postura.
No fim daquele ano, porém, Tite deixou o Corinthians, partindo para seu ano de estudos. No retorno, apresentou as armas que fazem a equipe alvinegra ficar à beira do título, mas também viveu má fase, com uma sequência quase tão ruim quanto a que faz o time perder a taça agora.
Nesta edição do Campeonato Brasileiro, logo após a eliminação para o Guarani na Copa Libertadores, o Corinthians chegou à sexta rodada podendo somar só um ponto após quatro jogos, após empatar com o Fluminense e perder para Palmeiras e Grêmio. Contudo, venceu o Joinville.
Desde aquele triunfo em Santa Catarina, o time de Tite só perdeu mais dois jogos em todo o torneio - para o Santos, na Vila Belmiro, e para o Internacional, no Beira-Rio. Assim, são quatro revezes em toda a campanha, o que torna ainda mais difícil acreditar que a série de 2013 possa se repetir.
Para ser campeão já nesta 35ª rodada, basta uma vitória sobre o Vasco, na quinta-feira, em São Januário. O título pode vir, porém, com menos: se o Atlético-MG perder para o São Paulo, a taça já é do Corinthians; e, se o Galo empatar, basta um ponto no Rio de Janeiro para a festa alvinegra.
Além do Vasco, o Corinthians ainda enfrenta o São Paulo (casa), o Sport (fora) e o Avaí (casa) no Brasileiro. No primeiro turno, com mandos invertidos, a equipe somou sete pontos nesses jogos.